Início >> Ufba Em Pauta >> 20 de Novembro de 2022 – Nota da Administração Central da UFBA

20 de Novembro de 2022 – Nota da Administração Central da UFBA

Hoje, 20 de novembro de 2022, Dia da Consciência Negra, a Universidade Federal da Bahia vem reafirmar a importância fundamental das diversas civilizações africanas na formação e desenvolvimento da sociedade brasileira. Em todos os campos sociais, a presença do povo negro se faz pujante no Brasil, na cultura, nas artes, linguagem, literatura, culinária, economia, religiosidades, política, esportes, dentre outras.  Presença cultural negra que construiu um Brasil Africano. Valorização cultural que carece, entretanto, do reconhecimento dos direitos da população negra no país, como cidadãos de direitos plenos no qual a universidade pública vem historicamente contribuindo para sua concretização.

A UFBA mantém sua posição na luta antirracista contra todas as formas de manifestações de discriminação na sociedade brasileira, através do combate ao racismo estrutural e institucional, na defesa intransigente da política de cotas raciais para ingresso de alunos, técnicos administrativos e docentes nas universidades públicas, nas ações de manutenção e ampliação da assistência estudantil, na implementação de componentes curriculares das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação da universidade, nas políticas de bolsas de iniciação científica e de extensão.

A UFBA se posiciona contra o racismo ambiental, religioso, recreativo, tecnológico e simbólico e no apoio ao desenvolvimento de pesquisas e atividades extensionistas em apoios técnicos, institucionais e jurídicos em territórios negros, na conexão e intercâmbios paulatinos com países africanos e da diáspora negra nas Américas.

A UFBA, nesse 20 de novembro de 2022, homenageia a memória de Zumbi como um farol de liberdade e símbolo de justiça e igualdade racial e social no Brasil.