
O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo César Miguez, vai outorgar, nesta sexta-feira (12), às 17 horas, no Salão Nobre da Reitoria, os títulos de Doutor Honoris Causa aos professores Albie Sachs, da África do Sul, e Jan De Groof, da Bélgica. Os dois doutores tiveram a chancela da Faculdade Direito da UFBA, em proposta apresentada pelo professor Carlos Eduardo Behrmann Rátis Martins, aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da UFBA.
Albie Sachs é uma das mais importantes autoridades vivas na história da defesa dos Direitos Humanos. Símbolo de luta e resistência, o também escritor, advogado e ativista foi nomeado por Nelson Mandela para atuar como juiz do primeiro Tribunal Constitucional da África do Sul. Sachs já deu aulas nas principais Universidades do Brasil e países da África.
Jan de Groof, por sua vez, é professor no Colégio da Europa, em Bruges, Bélgica, onde desenvolveu, no Departamento de Estudos Europeus, trabalhos Jurídicos, Políticos, Administrativos e Econômicos. É titular da Cátedra Unesco sobre o Direito à Educação. Já deu aulas na Holanda, na Rússia e na África do sul.
O evento será transmitido pelo YouTube da TV UFBA.