Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA, UFOB, UFRB e UFSB se reúnem com bancada baiana do Congresso Nacional

UFBA, UFOB, UFRB e UFSB se reúnem com bancada baiana do Congresso Nacional

.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) recebeu membros da bancada parlamentar da Bahia no Congresso Nacional em 3 de novembro, no Palácio da Reitoria. O encontro reuniu os reitores e vice-reitores das universidades federais baianas, a saber: a própria UFBA, do Recôncavo (UFRB), do Sul (UFSB) e do Oeste da Bahia (UFOB).

Em 2025, a bancada parlamentar baiana destinou R$ 50 milhões às universidades federais da Bahia, o maior volume de emendas já direcionado às instituições. O aporte reafirma o compromisso do legislativo federal da Bahia no fortalecimento do ensino superior público no estado.

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA), coordenadora da bancada federal da Bahia no Congresso Nacional, os deputados Alice Portugal (PcdoB), João Leão (PP-BA) e Jorge Solla (PT-BA) estiveram no encontro. O reconhecimento da importância estratégica das universidades públicas para o país uniu as falas dos parlamentares, que representaram todos os membros do legislativo federal baiano.

Anfitrião do evento, o reitor da UFBA Paulo Miguez celebrou o olhar cuidadoso dos parlamentares da Bahia frente às suas universidades públicas, reconhecendo a vanguarda da união quando comparada a outras regiões do país. E destacou a necessidade da criação de uma política de financiamento às Instituições Federais de Ensino Público Superior (Ifes) desvinculada do orçamento da União e atrelada à arrecadação.

Da UFRB, estiveram presentes a reitora Gina Gonçalves e o assessor de Relações Acadêmicas-Institucionais, Silvio Soglia. Da UFSB, o vice-reitor Francisco José Mesquita; da UFOB o vice-reitor Antonio Oliveira. A reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Luzia Matos Mota, também compareceu ao encontro.


Destinação

Na UFBA, os recursos da emenda parlamentar de bancada serão destinados este ano ao pagamento de contratos administrativos, correspondendo a um reforço importante dos recursos para despesas discricionárias, complementando o orçamento inscrito na LOA 2025.