Início >> Ufba Em Pauta >> Vladimir Safatle palestra sobre política dos afetos, na Reitoria da UFBA

Vladimir Safatle palestra sobre política dos afetos, na Reitoria da UFBA

Evento terá sessão de autógrafo de novo livro

“Medo, esperança, desamparo: por uma política dos afetos” é o título da palestra que o filósofo e professor da Universidade de São Paulo (USP),Vladimir Safatle, ministra a partir das 18h30 desta segunda-feira (02/05), no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, no Canela.  A palestra também será transmitida ao vivo pela web, no link  http://aovivo.ufba.br/safatle.

A atividade, que é aberta ao público, também contará com sessão de autógrafos do livro recém-lançado pelo professor Safatle – O circuito dos afetos.

O professor Safatle

Vladimir Pinheiro Safatle é graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo e em Comunicação social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.  É mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo  e obteve doutorado em Lieux et transformations de la philosophie - Université de Paris com tese sobre as relações entre Lacan e a dialética, sob a orientação de Alain Badiou.  Atualmente é Professor Livre Docente do departamento de filosofia da Universidade de São Paulo e pesquisado do CNPq - Nível 2 - CA em Filosofia.

Foi professor visitante das Universidades de Paris VII , Paris VIII, Toulouse, Louvain e Stellenboch (África do Sul), além de responsável de seminário no Collège International de Philosophie (Paris). Desenvolve pesquisas nas áreas de: epistemologia da psicanálise e da psicologia, desdobramentos da tradição dialética hegeliana na filosofia do século XX e filosofia da música. É um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy, do Laboratório de Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip) e presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCint) da FFLCH-USP desde 2012.

Publicou diversos artigos traduzidos em inglês, francês, japonês, espanhol, sueco, catalão e alemão, suas publicações versam sobre psicanálise, teoria do reconhecimento, filosofia da música, filosofia francesa contemporânea e reflexão sobre a tradição dialética pós-hegeliana.  Também é autor de vários livros, lançado títulos regularmente desde o ano de 2003, dentre eles: "A filosofia após Freud", "Cinismo e falência da crítica", e "A esquerda que não teme dizer seu nome".

Vladimir Safatle também apresenta-se constantemente como comentarista em telejornais ou como convidado do programa Roda Viva, e ministrou aulas públicas em eventos como "Ocupa Sampa" e "Ocupa Salvador".

O livro O Circuito dos afetos

Lançado recentemente pela editora Autêntica, o livro "O circuito dos afetos - Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo"  debruça-se sobre uma teoria política da transformação. Defende modificações na estrutura dos sujeitos, em seus modos de determinação, nos regimes de suas economias psíquicas e nas dinâmicas de seus vínculos sociais e não apenas nos modelos de circulação de bens e de distribuição de riquezas.  A obra enfatiza que uma transformação política não muda apenas o circuito dos bens, mas também o circuito de afetos que produzem corpos políticos, individuais e coletivos.

Com informações da Plataforma Lattes e Grupo Autêntica