Três estudantes da Universidade Federal da Bahia foram premiados no Concurso Ideias Inovadoras 2013, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Na categoria pós-graduandos Lato Sensu e stricto Sensu, o primeiro e o segundo lugar ficaram para os estudantes Rafael Ferreira Lopes com o projeto “Sistema de Baixo Custo de Visualização de Vasos Sanguíneos Superficiais” e Danilo Hansen Guimarães com o projeto “Utilização da piaçava baiana na preparação de compósito matriz polimérica feita a partir da glicerina do biodisel para a fabricação de componentes da construção”. Na categoria graduandos, o estudante do Curso de Licenciatura em Educação Física da FACED/UFBA, Alan Ricardo dos Santos Costa, conquistou o terceiro lugar com o Projeto “Pocemaker de Corridas de Atletismo para Amadores e Profissionais”.
Outros 34 pesquisadores de várias instituições foram finalistas do Concurso Ideias Inovadoras, cuja solenidade aconteceu na última terça-feira (10/06), no Hotel Fiesta, em Salvador com a presença de representantes de universidades públicas e particulares do Estado, além de estudantes, pesquisadores, professores, empresários, autoridades políticas, amigos e familiares dos participantes. Saiba mais sobre a premiação aqui.
Destaque na Educação Física
O acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física da FACED/UFBA, vencedor na “Categoria Graduandos”, Alan Ricardo dos Santos Costa com o Projeto “Pocemaker de Corridas de Atletismo para Amadores e Profissionais”, é monitor da Disciplina Biomecânica Aplicada à Educação Física - EDCD75, que propõe uma experiência altamente relevante na área e compõe o currículo reestruturado e aprovado em 2010 para do Curso em Educação Física. A matéria está sob a coordenação das professoras Nair Casagrande e Celi Zulke Taffarel.
O desenvolvimento da disciplina conta com a colaboração, assessoria e consultoria de professores pesquisadores como Jefferson Fagundes Loss (UFRGS) e Marcus Peikriszwili Tartaruga (Unicentro Paraná). Os pesquisadores colaboram para o desenvolvimento do ensino de graduação, o projeto de pesquisa na área, o projeto de extensão visando difundir e democratizar o acesso a este conhecimento cientifico e montar o laboratório de Pesquisa em Biomecânica Aplicada à Educação Física na UFBA. Contou em 2014 com a Tutoria da doutoranda Cassia Hack, professora da Universidade Federal do Amapá que realiza estudos de doutoramento em Educação na FACED/UFBA.