Início >> Ufba Em Pauta >> Exposições no MAE marcam atividades da Semana dos Museus

Exposições no MAE marcam atividades da Semana dos Museus

Imagens do Povo Kiriri e Máscaras ficam até dia 18/05

 

 

As exposições “Antigas Fotografias do Povo Kiriri” e “O Encontro das Máscaras” estão abertas à visitação pública durante os dias 12 a 18 de maio de 2014, no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFBA), localizado no Prédio da Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus.  As mostras integram as realizações da 12ª Semana Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que este ano tem como tema "Museus: as coleções criam conexões". 

 

"Antigas Fotografias do Povo Kiriri" 

A mostra tem o objetivo de contar um pouco da história desse povo e lançar um novo olhar, a fim de dar outros sentidos e significados. São vinte e oito imagens fotográficas que foram encontradas bem acondicionadas, numa pasta sem identificação e informação documental, exceto o número do tombo museológico.  Diante da beleza das fotos surgiram as questões: como estas fotos chegaram até aqui? Quem as teria feito e quando? Quem são aquelas pessoas retratadas? 

Após algumas investigações, descobriu-se que são fotografias realizadas durante a pesquisa de mestrado da professora Maria de Lourdes Bandeira. Feitas por ela mesma e por seu assistente de pesquisa Túlio Carlos Freire Penna. Não se sabe, todavia, qual dos dois são os autores de cada foto.  

Bandeira tornou-se professora reconhecida nacionalmente.  É livre docente naUniversidade Federal do Mato Grosso e publicou o livro “Os Kiriris de Mirandela”, pela UFBA em 1972. Túlio Penna morreu em outubro de 2000. 

 

"O Encontro das Máscaras"

Idealizada pelo Museu Afro-brasileiro e pelo Museu de Arqueologia e Etonologia da UFBA, esta exposição nasceu da inquietação das duas instituições frente às máscaras como objetos, que fazem parte de diferentes contextos das sociedades humanas, sejam elas indígenas, africanas ou brasileiras, e que há milênios vêm sendo usadas para fortalecer contatos com as divindades, assegurando êxitos nas festividades, nos atos de criação e destruição na procriação, nas lógicas sociais das homenagens aos líderes, nas expressões de saudações que marcam os encontros e as despedidas. 

O objetivo da exposição “O Encontro das Máscaras” é possibilitar diferentes reflexões sobre a arte, a estética e a cosmologia de povos tão diferentes, justamente a partir de um objeto tão singular.  As máscaras expostas fazem parte do acervo do Museu Afro-brasileiro e foram doadas por embaixadas e instituições em períodos diferentes (da década de 1970 e a mais recente em 2013) e permitem visualizar a grande variedade de estilos e materiais desta tradicional manifestação artística. 


Mais informações pelo telefone 71 3283-5530, pelo email mae@ufba.br  ou no site www.mae.ufba.br.