Biografias e obras de artistas nascidos ou que viveram na Bahia e aspectos de movimentos artísticos estão reunidos no Dicionário Manuel Querino de Arte na Bahia que foi lançado às 16h, da sexta-feira (25/04), na Sala dos Conselhos da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, no Canela. O projeto, que é uma ação interinstitucional entre a Escola de Belas Artes da UFBA e o Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, é um banco de dados digital que, inicialmente, traz o dicionário voltado para as artes plásticas, mas no futuro abrangerá outras linguagens artísticas como a música e a dança.
A iniciativa homenageia Manuel Querino, o fundador da História da Arte Baiana, aprimora a pesquisa realizada pelos seus sucessores Carlos Ott, Marieta Alves e incorpora as revisões e atualizações do conhecimento empreendidas na pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA, além de possibilitar a contribuição do leitor sugerindo novos verbetes e corrigindo informações dos já publicadas.
O projeto para a elaboração da ferramenta conta com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), através do Edital Ação Referência. O Dicionário foi organizado pelos professores Luiz Alberto Freire (coordenador-UFBA), Maria Herminia Olivera Hernandez (vice-coordenadora-UFBA), Dilson Rodrigues Midlej (UFRB) e Suzanne de Pinho Pêpe (UFRB). A entrada é gratuita e após o lançamento, o acesso ao Dicionário será feito gratuitamente na Internet pelo endereço http://www.dicionario.belasartes.ufba.br.