Início >> Ufba Em Pauta >> Cerimônia simples mas emocionante marcou aposição do retrato do professor Naomar

Cerimônia simples mas emocionante marcou aposição do retrato do professor Naomar

Naomar dedicou o retrato à memória do seu primogênito

 

Com uma cerimônia simples, porém marcada pela emoção, foi realizada, no final da tarde desta terça-fira (02/04), a colocação do retrato do professor Naomar Monteiro de Almeida Filho na Galeria de Ex-Reitores da UFBA que fica na Sala dos Conselhos da Reitoria, no Canela.  As fetividades da Solenidade de Aposição foram canceladas devido ao momento de luto pelo qual passa a Universidade, em decorrência do trágico assassinato de Charles Müller, aluno de Medicina Veterinária e do falecimento do Professor da Faculdade de Medicina, Luiz Guilherme Lyra. 

O Professor Sebastião Loureiro lembrou a trajetória de Naomar, que ele conheceu como seu aluno na cadeira de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA. Já ali, o professor Sebastião identificou as qualidades que fizeram de Naomar um brilhante acadêmico e um reitor transformador. Já o reitor Naomar destacou a necessidade da mudança da insitutuição universitária, para atendimento à demanda de uma sociedade mais inclusiva, contribuindo para a redução do passivo na educação das populações mais pobres, sem o que não se constroi uma sociedade mais justa e próspera.  A reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, destacou a sua vivência ao lado de Naomar, numa profíqua relação de trabalho que tiveram no reitorado de Naomar, quando ela esteve à frente da Pró-Reitoria de Planejamento.

Estiveram presentes professores da UFBA, representantes da sociedade e secretários de Estado, além da família do reitor Naomar, que, emocionado, dedicou o retrato ao seu filho mais velho, falecido em 2013.

Veja álbum de fotos da cerimônia na Fanpage do UFBA em Pauta