Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA entrega tablets a estudantes com deficiência visual

UFBA entrega tablets a estudantes com deficiência visual

Equipamentos converterão textos impressos em áudio

 

 

Levando avante a política de inclusão de pessoas com necessidades especiais na vida acadêmica, a Universidade Federal da Bahia cedeu 23 tablets para estudantes portadores de deficiência visual ou baixa visão. Os aparelhos que são equipados com softwares específicos para o uso de pessoas com deficiência visual, são aptos a converter textos impressos em áudio, favorecendo o acesso rápido e fácil ao material didático de estudo. 

De acordo com a Reitora Dora Leal Rosa, a entrega dos equipamentos representa um avanço da UFBA na direção da ampliação das condições de permanência e acesso ao conhecimento acadêmico. “Precisamos, mudar de posição na Universidade, superar preconceitos e incluir, a fim de torná-la mais coesa, solidária e humana”, declarou a Reitora.  

Para a Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (POAE), Dulce Tamara Aquino, o momento pode ser visto como um grande avanço, mas “ainda é necessário que haja um projeto de inclusão de pessoas com necessidades especiais na própria cultura da Universidade, no regimento da UFBA”, defendeu.   

A solenidade de entrega foi realizada na manhã desta sexta-feira (28/03), na Sala dos Conselhos, na Reitoria da Universidade e contou com a participação da Reitora Dora Leal Rosa; da Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (POAE), Dulce Tâmara Aquino e da coordenadora do Núcleo de Assistência à Pessoa com Necessidades Especiais (NAPE), Theresinha Miranda. 

 

Tablets

Os 23 tablets Samsung Galaxy 10.1 foram cedidos para uso dos estudantes já acompanhados pelo NAPE e que assinaram termo de responsabilidade pela guarda dos equipamentos.  Além de serem equipados com um sistema leitor específico que facilita o manuseio para o deficiente visual, os dispositivos móveis possuem software que escaneia textos impressos e converte-os em arquivos digitais de áudio, permitindo que os estudantes fotografem cartazes dos diversos murais, capítulos de livros e outros materiais didáticos para ouvir os respectivos conteúdos, em apenas alguns segundos depois. 

Duas oficinas de treinamento para habilitar os usuários a utilizar o software serão ministradas nos dias 07/04, às 14h e no dia 08/04, às 9h, no NAPE, localizado no PAF III, em Ondina.    

 

Política de inclusão

O trabalho em prol da solidariedade para dar condições de equidade a pessoas com deficiência auditiva, visual e físico-motora, promovendo a participação de todos ao conhecimento, desenvolvido pelo NAPE foi exposto pela coordenadora do Núcleo Theresinha Miranda que chamou atenção para o desafio arquitetônico a fim de dar acessibilidade plena às unidades da UFBA. Além disso, a professora destacou que é preciso investir em formação de recursos humanos aptos a lidar e conviver com pessoas portadoras de necessidades especiais e a organização de estruturas de apoio – espaço, funcionário, monitores bolsistas e equipamentos – nas unidades de ensino. 

Confira imagens da entrega dos tablets na FanPage do UFBA em Pauta.