Início >> Ufba Em Pauta >> Segunda oitiva da Comissão da Verdade da UFBA acontece nesta terça-feira

Segunda oitiva da Comissão da Verdade da UFBA acontece nesta terça-feira

José Afonso Maia e Sérgio Gaudenzi serão ouvidos

 

A Comissão Milton Santos de Memória e Verdade da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ouve nesta terça (11.02), às 14h, no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom), José Afonso Maia e Sérgio Gaudenzi. José Afonso, à época, cursava Economia e foi preso quando morava em uma das residências da Universidade. Sérgio Gaudenzi, ex-aluno de Engenharia Civil, presidiu a União dos Estudantes da Bahia na década de 1960, além de integrar organizações como a Ação Popular (AP) e a Juventude Universitária Católica (JUC). Os depoimentos integrarão relatório que será apresentado à comunidade universitária e à Comissão Nacional da Verdade, com o objetivo de que subsidiem os trabalhos realizados em território nacional, dedicados a investigar atos de violação de direitos humanos, durante os anos de ditadura civil-militar no Brasil.

O evento é semana e aberto à sociedade. Os relatos são conduzidos pelo professor Othon Jambeiro, presidente da Comissão. Como um dos resultados da primeira oitiva que aconteceu no dia 4 de fevereiro, a professora Ilka Bichara, membro da Comissão, reconheceu que “um dos efeitos do regime militar na UFBA foi o desmoronamento da noção do que é a vida universitária”. Os depoimentos, aliados à documentação que vem sendo levantada em diversas faculdades da casa, serão instrumento central para a reconstituição da vida na UFBA no período de 31 de março de 1964 à promulgação da Constituição de 1888.

Jose Afonso Ferreira Maia é graduado em Economia (UFBA/ 1964); Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Vanderbilt Universitu (1968) e em Economia Política pela Boston University (1975). Doutor em filosofia pela Clark Universitu (1980). Área de concentração na docência: análises micro e macro econômicas. Em pesquisa trabalha com planejamento regional e urbano, gestão de recursos hídricos e de saneamento, análise de viabilidade econômica e avaliação de políticas públicas.

Sérgio Gaudenzi se graduou em Engenharia Civil (UFBA/ 1967), presidiu entre 2004 e 2006 a Agência Espacial Brasileira (AEB) e entre 2007 e 2008 a Empresa Brasileira da Infraestrutura Aeroportuária (Infraero); professor, empresário e consultor com atuação nas iniciativas pública e privada; Secretário Estadual da Fazenda (1987-1989), deputado estadual (1987-1991), deputado federal (1991-1995); comentarista político no Aratu e Você (SBT).

(Com informações de Vanice da Mata, estagiária de Jornalismo da Comissão Milton Santos de Memória e Verdade da Universidade Federal da Bahia)