Acontecerá nos dias 10,12 e 14 de fevereiro, no Centro de Estudos Afro Orientais - CEAO, das 18 às 21h o mini-curso “Teatro negro, uma experiência pós-colonial” ministrado pela professora Evani Tavares. O curso é gratuito e o numero de vagas limitado, os interrassado deverão se inscrever através do e-mail: eltotoko@gmail.com enviando uma carta de interesse e currículo sucinto.
Será discutido durante o mini curso aspectos do discurso do teatro negro no contexto do pós-colonialismo. Principalmente no que diz respeito à construção de estratégias na linguagem da cena e do drama que se oponha ao discurso imposto sobre si. Com uma abordagem teórica-prática terá como referência o teatro negro no Brasil (objeto de tese da pesquisadora) e um pouco de sua pesquisa sobre a performance artística negra, em residência artística na Universidade de Northampton, na Inglaterra, que se deu através do através prêmio Mobilidade Artístico e cultural, da Superintendência de Promoção Cultural, da Secretaria de Cultura da Bahia.
Evani Tavares, ao longo de sua trajetória como artista e pesquisadora, tem se debruçado sobre as possibilidades de inserção de elementos da cultura negra no teatro. É bacharel em Artes Cênicas - Interpretação teatral, pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Artes Cênicas UFBA, doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pós-doutorada em Artes Cênicas junto ao PPGAC - UFBA.