Início >> Ufba Em Pauta >> Olimpíada Brasileira de Física aplica provas teóricas e experimentais

Olimpíada Brasileira de Física aplica provas teóricas e experimentais

Exames acontecem neste sábado, em vários municípios

A segunda e última etapa da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP 2013) acontece na tarde deste sábado, (19/10), em todo o Brasil. As Provas, Teórica e Experimental, serão aplicadas das 13 às 17 horas, em 50 municípios da Bahia, para classificados de 70 cidades.

Estudantes de escolas públicas de 70 municípios baianos farão a 2ª Fase da OBFEP, resolvendo provas Teóricas e Experimentais. Da Bahia foram classificados 1663 estudantes, dos 30 mil inscritos na primeira etapa. Em todo o Brasil serão 25 mil estudantes, do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental, do total de 420 mil inscritos na primeira fase.

Em Salvador, os classificados farão as provas no PAC, no Campus do Canela e no Interior do Estado as provas serão aplicadas em 50 cidades. A lista com os locais de aplicação encontra-se na página www.obfba.fis.ufba.br .

Projeto de Extensão

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, com apoio do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Na Bahia essa Olimpíada é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as quatro universidades estaduais, a UFRB e a UNIVASF.

A OBFEP, aplicada como projeto piloto em 2010 e 2011 em quatro estados (Bahia, Piauí, Goiás e São Paulo), estendida a todo território nacional a partir de 2012, visa a valorização da escola pública e a melhoria do ensino e estudo das ciências. De um ponto de vista mais geral, a OBFEP se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola, e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.

Maiores informações podem ser obtidas com a coordenadora estadual da OBFEP, Profa. Maria das Graças R. Martins, do Instituto de Física da UFBA, pelo telefone (71) 3283-6610 ou na página Estadual www.obfba.fis.ufba.br e Nacional (www.obfep.org.br).