Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA saúda a todos os pais da comunidade acadêmica

UFBA saúda a todos os pais da comunidade acadêmica

Dia dos Pais deve ser um momento de reflexão

 

As sociedades, ao longo de sua história, definem marcadores temporais, datas comemorativas, etc., que passam a se constituir em aspectos importantes da cultura com significativos impactos para as identidades coletivas e individuais. Como exemplo dessas datas, no próximo domingo comemora-se o Dia dos Pais, que foi festejado pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, tendo como referência o dia de São Joaquim, patriarca da família na tradição católica.

Diante da complexidade das sociedades contemporâneas, o que se pode dizer sobre o Dia dos Pais?

Sabemos que a vida cotidiana tem sido marcada pela insegurança, pela ansiedade, pelo medo e irritação frente às injustiças e desigualdades. No entanto, apesar dos desafios da vida coletiva, intensa, apressada, fluída, necessitamos e buscamos continuamente a segurança, a paz e o viver bem, o que exige o cultivo da boa convivência entre os seres humanos.

Precisamos aprender a conviver bem com os outros, o que pressupõe reconhecer nossos limites, erros e defeitos; investir numa construção coletiva solidária, não egoísta e cheia de significado, que nos revele, continuamente, que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise do mundo atual.

Esses são valores que devem ser cultivados no dia a dia e sob a responsabilidade de todos nós. No entanto, há que se destacar o papel social daqueles personagens que decidiram participar do grande empreendimento que é gerar uma nova vida, de orientá-la, de investir parte importante de seu tempo para contribuir com a constituição de um novo sujeito social.

Com essas palavras, desejamos destacar nossa esperança de, no próximo domingo, em que se homenageiam os pais, ser um dia para refletirmos sobre as responsabilidades que envolvem a tarefa da paternidade. Tarefa que não é fácil; que exige ao mesmo tempo firmeza e docilidade (hoje os homens já podem ser doces e ternos), autoridade e flexibilidade: em essência, negociação para uma boa convivência. 

Em sintonia com esse momento, a UFBA homenageia a todos os servidores, professores e estudantes que são pais, desejando que a responsabilidade da paternidade se direcione para a construção de um futuro mais humano, amoroso e solidário.