Início >> Ufba Em Pauta >> Comissão de Implantação da UFSBA debate projeto acadêmico

Comissão de Implantação da UFSBA debate projeto acadêmico

Equipe visitou dez municípios da região sul do estado

A Comissão de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSBA visitou, de 23 a 27 de outubro, várias cidades do sul do estado para ampliar discussões acerca da criação da nova Universidade Federal. A programação teve início em Teixeira de Freitas, com a realização do 2º Seminário de Planejamento Acadêmico, no Campus X da Uneb. Em seguida, seus membros cumpriram intensa programação de visita aos municípios de Medeiros Neto, Itanhém, Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri e Itamaraju. A Comissão de implantação da UFSBA foi nomeada pelo MEC em 4 de Julho de 2012.

SEMINÀRIO

O Seminário envolveu representantes da UFBA, UNEB, IfBaiano, SEC, Seplan, Secult e Sedic. E teve a presença do prefeito eleito João Bosco Bittencourt, entre outros, além da platéia, formada principalmente por docentes e discentes de instituições de ensino superior. Na parte da manhã houve a apresentação Geral do Projeto, debates e esclarecimentos e à tarde a discussão centrou-se em sugestões e questionamentos que figuraram, sobretudo ao modelo interdisciplinar proposto para a UFBSA e as logísticas dos Colégios Universitários.

A curiosidade acerca deste último tema foi avaliada pelo presidente da Comissão, Naomar Almeida Filho como normal já que, segundo ele “é o que esta metodologia tem de mais diferente”, referindo ao projeto da Universidade. A Comissão sinalizou a possibilidade de os Colégios Universitários (Cuni) estarem atuantes já em 2014 bem como os bacharelados interdisciplinares.