Início >> Ufba Em Pauta >> Escola de Música comemora 20 anos do Memorial Lindembergue Cardoso

Escola de Música comemora 20 anos do Memorial Lindembergue Cardoso

Riqueza do acervo inspira teses até mesmo no exterior

O “Memorial Lindembergue Cardoso”, mantido pela UFBA na Escola de Música, completa 20 anos de existência no dia 20 de dezembro. Este espaço cultural surgiu da necessidade de preservar a memória do maestro "Beg", como era conhecido, precocemente falecido, e pela quantidade e qualidade do acervo por ele deixado. Lindembergue Cardoso tocava fagote, sax, piano e percussão. Artista inquieto, também se aventurava pelas artes plásticas, e compôs obras marcantes para espetáculos de dança e teatro, como Arena conta Zumbi, Medeia e Salomé. Suas qualidades como compositor foram reconhecidas em vida, tendo ele obras premiadas e publicadas no Brasil e na Europa.

O Memorial funciona na Avenida Araújo Pinho, nº 58, em casa anexa à Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e durante todo esse tempo foi visitado por milhares de pessoas que se impressionam com o valor do material ali exposto. Já atendeu a dezenas de teses de mestrado e doutorado, defendidas também no exterior, além de ter realizado lançamentos de discos e documentários de conclusão de curso de graduação. O local, sob a coordenação de Lucy Cardoso, fica aberto à visitação nas terças e quintas-feiras, no horário das 10 às 15h, ou em outro dia com agendamento antecipado.